Além de duas confirmações, sobem para 6 casos suspeitos de febre amarela em Valinhos

Valéria Hein

Além de dois casos confirmados, aumentou de 5 para 6 o número de casos suspeitos de febre amarela em Valinhos. Um homem de 41 anos, morador da cidade, foi internado em estado grave no Hospital de Clínicas da Unicamp, com suspeita de febre amarela. Ele apresentou doença viscerotrópica, que atinge rins e fígado, o que faz aumentar a suspeita, por ser uma das características da febre amarela.

Ele é morador do bairro Chácaras Alpinas, em área de mata, e é vizinho da primeira vítima fatal confirmada. No entanto, ainda não é possível afirmar se ele contraiu a doença no local onde mora, nem se ele realmente está com a doença, de acordo com Cláudia Maria dos Santos, diretora da Vigilância Epidemiológica de Valinhos.

Cláudia explica que estão sendo feitos mapeamentos dos locais onde há circulação do vírus, mas só em cerca de um mês será é possível saber se a transmissão continua silvestre ou se passou para a forma urbana, quando a transmissão ocorre através mosquito aedes aegypti. Houve intensificação da vacinação porta em porta no bairro Chácaras Alpina e mantido o horário estendido de vacinação nas UBS dos Jardins Paraíso e Pinheiros e Vila Santana, das 9 às 11 da manhã e de uma às oito da noite.

O Prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, informou que as ações de prevenção têm sido intensificadas na cidade, como ampliação dos horários de vacinação, integração de todo sistema de saúde, auxílio do Exército e busca ativa por focos de mosquitos transmissores. Mas pede para que a população faça sua parte evitando criadouros e se vacinando contra a febre amarela. Os dois casos confirmados são autóctones, ou seja, contraídos na cidade. Ambos morreram em decorrência da doença e não haviam sido imunizados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp rompe convênio com instituto de Israel em protesto à guerra em Gaza

Caminhão tomba em rodovia de Amparo e bloqueia parcialmente a via 

Prefeitos da RMC aprovam projeto-piloto para atender população em situação de rua

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.