Câmara barra Comissão Processante em meio a confusão

O pedido de Comissão Processante contra o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, foi recusado pela Câmara. A denúncia, que precisava de maioria simples, recebeu oito votos favoráveis. Vinte e cinco vereadores foram contrários.

A primeira sessão da Casa em 2018 foi marcada por confusão e uma pessoa foi retirada à força do Plenário pela Guarda Municipal. A entrada foi limitada a 150 pessoas devido a uma reforma e o espaço foi ocupado por maioria de apoiadores do governo Jonas.

O grupo dirigia críticas a nomes da oposição e independentes. O principal alvo foi Marcelo Silva, do PSD, que protocolou a denúncia. Ex-membro da base aliada, ele teve dificuldade para falar na tribuna pouco antes da leitura do pedido e da chamada para votação.

A lista começou a ser lida por volta das 20h. Com maioria pelo ‘não’, o resultado foi comemorado por muitos dos presentes. Mas mesmo depois da definição, houve tensão e mais discussões.  Um dos manifestantes foi rendido pela Guarda Municipal. Segundo a corporação, o homem estava tomando e rasgando faixas e cartazes do grupo favorável à abertura da comissão.

Um dos votos pela instauração, o vereador Nelson Hossri, do Podemos, disse que o foco agora volta a ser a CPI da Saúde. Zé Carlos, do PSB, por outro lado, disse que o desfecho do assunto no Legislativo comprova que o prefeito não é investigado. Impedidas de entrar, cerca de 100 pessoas se manifestaram do lado de fora em dois atos distintos: contra as mudanças no IPTU e pela CPI da Saúde

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.