CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Cresce o número de tentativas de fraudes no Brasil

A cada 16 segundos, o Brasil teve uma tentativa de fraude, chegando 1,96 milhão desses casos em 2017. Esse dado é da Serasa Experian e é o maior índice em

Cresce o número de tentativas de fraudes no Brasil
A cada 16 segundos, o Brasil teve uma tentativa de fraude, chegando 1,96 milhão desses casos em 2017. Esse dado é da Serasa Experian e é o maior índice em três anos. Na avaliação da entidade, o fato se dá ao reaquecimento do mercado de crédito que torna o ambiente propício aos fraudadores. Um exemplo […]

A cada 16 segundos, o Brasil teve uma tentativa de fraude, chegando 1,96 milhão desses casos em 2017. Esse dado é da Serasa Experian e é o maior índice em três anos. Na avaliação da entidade, o fato se dá ao reaquecimento do mercado de crédito que torna o ambiente propício aos fraudadores.

Um exemplo é a demanda por empréstimos que cresceu 4,9% no ano passado, o maior resultado dos últimos seis anos e o quarto maior desde 2008, quando a Serasa iniciou a série histórica.

O economista Luiz Rabi traz orientações para não cair em golpes. Cuidados com documentos e com as compras na Internet devem ser tomados.

As tentativas de fraude mais aplicadas em 2017 foram: compra de celulares, emissão de cartões de crédito, financiamento, compra de eletrônicos, abertura de conta bancária, compra de automóveis e até abertura de empresas, sendo que em todos os casos o golpista usa documentos roubados/furtados ou falsos.

O setor mais visado foi o de telefonia, com quase 720 mil tentativas, mais de 36% do total, seguido pelo de serviços, com 32%, bancos e financeiras com 24, varejo com 6% e demais com 1,5%.

Nos casos de perda de documentos, a orientação e fazer um boletim de ocorrências. A Serasa também disponibiliza um sistema de alerta no site www.serasaexperian.com.br. Ele comunica as empresas que consultam sobre roubo ou extravio dos documentos, evitando a fraude.

 

Compartilhe

Conteúdos