Ouça ao vivo

Projeto em Campinas obriga presença de paramédicos em excursões escolares

Um projeto de lei quer tornar obrigatória a presença de paramédicos em excursões promovidas pelas escolas de Campinas, públicas ou privadas. O autor é o vereador Rafa Zimbaldi (PP). Ele alega que intenção é evitar novos casos, como o ocorrido em setembro do não passado quando um menino de dez anos morreu numa excursão de escola ao engasgar com uma salsicha. A criança chegou a ser hospitalizada, mas morreu dois dias depois e a própria família da vítima chegou a fazer uma campanha na internet pedindo esse projeto de lei, por acreditar que o acidente poderia ter sido evitado se um profissional capacitado estivesse presente.

De acordo com o projeto, as unidades de ensino terão que fornecer ao menos um paramédico para o acompanhamento das excursões, além de materiais necessários para prestar os primeiros atendimentos. Rafa Zimbaldi explica que ainda não há previsão de quando a proposta entrará em votação.

O diretor regional do sindicato das escolas particulares do Estado de São Paulo, Antônio Francisco dos Santos, que trabalha no setor há 30 anos, garante que casos de acidentes em excursões de escolas são fatalidades raríssimas de ocorrer, mas informou que o projeto será analisado com atenção.

A Secretaria Municipal de Educação informou que só vai se manifestar no caso do projeto ser provado. Já o posicionamento do Estado de SP, através da  Diretoria Regional de Ensino Campinas Leste, foi de que em relação ao Projeto de Lei citado, até o momento, não houve notificação relacionada às escolas da rede estadual de ensino.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.