Unicamp tem primeira doutora trans a usar nome social

Amara Moira é a primeira travesti a usar o nome social na defesa de um doutorado na Unicamp e vê a conquista como um marco contra o preconceito. Aprovada com a tese “A indeterminação de sentidos no Ulysses de James Joyce”, ela afirma que o reconhecimento é maior pelo significado que carrega.

Para a doutora, o empenho e o estudo ganharam ainda mais importância pelo destaque dado e a divulgação feita pela Universidade Estadual de Campinas. Mais do que ler o próprio nome no diploma e de debater o próprio trabalho por quatro horas com a banca, diz se se sentir enfim integrada ao meio acadêmico.

Amara foi orientada pela professora Suzi Frankl Sperber e o tema foi defendido e aprovado em uma das salas do Instituto de Estudos da Linguagem, o IEL. Mas apesar do apoio e do reconhecimento, acredita que ainda há muito a ser feito pela luta contra a transfobia, principalmente no cotidiano da instituição.

Atualmente, a Diretoria Acadêmica da Unicamp atende 10 solicitações da inclusão de nome social no cadastro de alunos de graduação ou pós-graduação. Desde 2015 o cadastro era previsto, mas somente agora foi iniciada a emissão dos documentos oficiais com a opção de como o estudante quer ser chamado.

Para isso, a Unicamp se baseia em um decreto estadual de 2010 “sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos”. A solicitação pode ser feita pelas pessoas transgênero ou por simples escolha no portal e-dac com o registro do nome social no Sistema de Gestão Acadêmica. A lei determina, no entanto, que o prenome do registro civil seja mantido acompanhado do prenome escolhido nos documentos oficiais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.