Vendas em janeiro crescem 3,94% e surpreendem Acic

As vendas no comércio de Campinas em janeiro deste ano ficaram 3,94% acima dos resultados do mesmo mês de 2017 e animam a Acic para o resto do ano. Os dados são considerados surpreendentes pelo economista da Associação Comercial e Industrial da cidade, Laerte Martins, que fala em recuperação.

Para ele, ainda que tenha sido 62,48% menor que dezembro do ano passado, situação óbvia devido ao Natal, o índice comprova a mudança no panorama. Se antes a situação econômica não estimulava o consumo, algumas medidas adotadas recentemente, ainda que tímidas, melhoraram os ânimos.

A redução das taxas de juros, por exemplo, permitiu que as pessoas voltassem a comprar a prazo. Nesse caso, o aumento foi de 8,60% de um ano para o outro. Em contrapartida, as vendas à vista se reduziram em 0,68% de 2017 para 2018, algo que não preocupa e é visto com normalidade diante da busca pelo crédito.

Mas não só a queda nos juros explica o momento otimista e o bom resultado de janeiro. O economista Laerte Martins lembra também das liquidações. Com descontos nos preços dos produtos variando entre 30% e 80%, muitos lojistas aqueceram o mercado e puderam escoar o estoque do final de 2017.

Diante de tudo isso, a expectativa é de que os próximos 11 meses sejam melhores que a maioria dos anteriores, que somaram quedas vertiginosas. Na região metropolitana, o varejo em janeiro de 2018 também registrou expansão de 3,93% na comparação com o primeiro mês do ano anterior.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Petrobras anuncia queda no preço de venda da gasolina para distribuidoras

Por tarifaço, empresários cogitam demissões nas indústrias do polo têxtil de Americana

Comércio projeta otimismo com as vendas para o Dia dos Pais em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.