Ouça ao vivo

Caged aponta crescimento do emprego formal em Campinas

Valéria Hein

O mercado de trabalho formal em Campinas fechou o primeiro bimestre de 2018 com saldo positivo nos números do emprego. De acordo com o Caged,  foram abertas 1.511 vagas. Só em fevereiro, a cidade abriu 1.178 novas oportunidades, contra 333 no mês anterior, totalizando os 1.511 postos gerados.

O setor de serviços teve o melhor desempenho. O setor da indústria de transformação também impulsionou a geração de empregos com carteira assinada na cidade de Campinas em janeiro de 2018. O metalúrgico, José Antônio Gomes da Silva, acredita que a situação ainda está longe do ideal, mas vê uma luz no fim do túnel.

Na procura por uma oportunidade no Cpat, o trabalhador Silmar Souza Santos percebeu um aumento na oferta de vagas de emprego, mas ainda não encontrou vagas na sua área, de auxiliar de manutenção. Mardonio da Silva também está otimista, apesar de ainda não ter conseguido uma vaga na área de construção, onde atua.

Na contramão dessa tendência de aumento na oferta de vagas de emprego, está a área do comércio em Campinas, que registrou perda de vagas, com demissão de 993 trabalhadores nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, segundo o levantamento do Caged. No ano passado, o comércio também havia registrado queda no primeiro bimestre. Foram 207 pessoas demitidas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.