Ouça ao vivo

Itens que acompanham o bacalhau ficam mais caros nessa Páscoa

O prato mais tradicional da Páscoa vai ficar mais caro esse ano, de acordo com levantamento do SindiVarejista de Campinas e Região, em parceria com a FecomercioSP. O motivo, de acordo com a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, é que itens para o preparo da bacalhoada,  como batata, cebola e tomate, sofreram redução na oferta por condições climáticas adversas e redução da área plantada, o que gerou um aumento nos preços.

O resultado do levantamento tem como base os dados de fevereiro do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). No acumulado dos últimos 12 meses, o tomate e a cebola tiveram reajuste de 48,26% e 27,18%, respectivamente. A batata, 18,20%, o brócolis, 1,48% e os pescados, reajuste de 2,52% Porém, nessa terça-feira, com preços em torno de 2,80, o quilo da batata, 3,80, o tomate e 3,50, a cebola no comércio do centro de Campinas,  os valores não sofreram reajuste significativo na percepção das donas de casa de Campinas, Zilma Rodrigues e Valéria Matos.

 

Carlos Giometti tem observado estabilidade, com pouca variação de preço em itens como batata, tomate, brócolis e cebola. Sanae lembra, no entanto, que às terças e quartas-feiras o varejo oferece muitas promoções. Esse levantamento apontou ainda que as sobremesas tiveram redução de preços. O chocolate em barra e o bombom caíram 10,62% em relação ao ano passado e o preço do sorvete caiu 4,19%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.