Lei proíbe abastecimento além do limite automático das bombas de combustíveis

Foto: Arquivo CBN

Não é mais permitido abastecer além do limite automático das bombas de combustíveis no estado de São Paulo. A lei, de janeiro deste ano, proíbe que o frentista vá além do que a bomba estabelece automaticamente.

A normativa é de autoria do deputado estadual Marcos Martins (PT) e tem o objetivo preservar o meio ambiente da exposição do benzeno, presente na gasolina. Essa substância também coloca em risco a saúde dos motoristas e frentistas.

Essa já era uma luta dos sindicatos. Francisco Soares, Presidente do Sinpospetro, ressaltava a vulnerabilidade dos trabalhadores.

O tanque de combustível possui uma peça chamada cânister, cuja função é filtrar as emissões de vapor liberadas pelo veículo, evitando que gases tóxicos cheguem ao meio ambiente, mas se o tanque recebe gasolina em excesso, não consegue tratar os poluentes liberados.

Mesmo ates da lei, sindicatos e responsáveis por postos de combustíveis já conscientizavam os frentistas dos riscos.  Outro hábito arriscado é o uso de panos ou flanelas, que podem causar a contaminação através da pele. Há alguns anos, um posto da Norte Sul em Campinas já proibia tais práticas, como explicava é o gerente Josivaldo Barbosa.

Com a nova lei, o Recap que é o sindicato dos postos de combustíveis iniciou uma orientação aos trabalhadores e também foca na população. O presidente Flávio Campos justificativa a estratégia pensando no futuro e a possibilidade dos próprios consumidores passarem a manusear a bomba.

Além do meio ambiente e saúde, a ação de exceder o abastecimento danifica a peça do tanque de combustível, sendo que as partículas de carvão ativo presentes nela podem ser expelidas e sugadas pela bomba de combustível, provocando falhas ao chegar ao sistema de injeção.

O benzeno está na Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (LINACH), dos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), Previdência Social (MPS) e Saúde (MS).

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.