A grande maioria das famílias que ocupavam um terreno no bairro Cidade Jardim, em Campinas, já desocupou a área. Essa ocupação, conhecida como Joana D’arc, está no traçado do BRT e o prazo determinado pela Prefeitura para a desocupação voluntária foi à meia noite de quarta para quinta-feira. Ao todo eram cerca de 180 famílias, mas a Prefeitura estima que pelo menos 70% delas já deixou a área.
Um trator já está fazendo as demolições de barracos já desocupados. Mas alguns moradores alegam não terem saído ainda porque não receberam o auxílio-moradia prometido pela Prefeitura. É o caso de Eudes Camargo, que mesmo indo pessoalmente até a Cohab não conseguiu resolver sua situação.
A catadora de material para reciclagem, Maria Aparecida de Jesus, também não conseguiu o benefício, mas decidiu sair do local ao perceber que a maioria já desocupou a área. Já o pedreiro, Adão Ventura, teve mais sorte. Recebeu o benefício da Prefeitura e já alugou uma moradia. Segundo o Secretário de Habitação de Campinas, Samuel Rossilho, ainda há casos em análise para concessão do auxílio-moradia, mas a intenção é que todos que se encaixem nos critérios necessários, recebam o benefício.
Além disso, ele relata estar sendo realizado um atendimento especial a crianças, animais e pessoas doentes ou em situação de vulnerabilidade. Como uma das ações para atender o déficit habitacional na cidade, ele cita a análise de 35 projetos para a aprovação de 10 mil 713 unidades habitacionais. As famílias começaram a ocupar a área em 2012.