No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, vale destacar Jaguariúna, como uma das cidades da Região Metropolitana de Campinas que mais tem se destacado pelo trabalho diferenciado no atendimento à mulher. Na área da Segurança Pública, a cidade possui um setor exclusivo de proteção à mulher na delegacia civil, com uma sala especial para receber as vítimas de violência e uma brinquedoteca para tornar o serviço mais humanizado quando elas estão acompanhadas dos filhos.
O Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, destaca ainda que as mulheres são a maioria nas secretarias municipais. 70% das mais importantes pastas são assumidas por elas. E ele não se arrepende de ter entregue às mulheres pastas tão estratégicas para o sucesso de uma administração municipal. A Secretaria de Educação ficou em primeiro lugar, entre as cidades da RMC, com o melhor desempenho em 2017, de acordo com o índice INDSAT de Satisfação dos Serviços Públicos.
Gustavo Reis conta que de acordo com esse mesmo levantamento, o setor de Saúde, onde uma mulher também está frente da pasta, mais uma vez a colocação foi o primeiro lugar. O índice INDSAT de Satisfação dos Serviços Públicos coloca Jaguariúna na 2ª colocação como melhor administração da RMC, perdendo apenas para Indaiatuba.