Ouça ao vivo

População aprova projeto que dá emprego a morador de rua

Foto: Danilo Braga

Aprovado na Câmara de Campinas, o projeto de lei que prevê a contratação de moradores de rua em obras públicas foi bem visto pela população da cidade. Luis Fernando dos Santos não tem um teto próprio há três anos e vê nessa possibilidade a chance que precisava para ter condições de recomeçar. Mas lamenta que nem todos que estão nessa situação possam receber uma oportunidade devido à dependência química e ao alcoolismo.

O texto discutido em turno único pelos vereadores propõe que os empregos serão garantidos em obras de empresas vencedoras de licitações públicas. Para garantir a vaga, o morador em situação de rua terá que se cadastrar na Pasta de Assistência Social e preencher os requisitos profissionais exigidos.

Entre os compromissos, o interessado deve deixar a rua por 90 dias. Em troca, no período em que estiver trabalhando, poderá ficar em um abrigo da cidade. Por isso Maria de Lurdes Papa entende que a proposta não só serve como o início de uma vida nova, mas também garante a segurança dessas pessoas.

Atualmente, segundo dados divulgados pelo último censo dos órgãos da Prefeitura, há cerca de 600 pessoas em situação de rua na cidade de Campinas. De autoria do vereador Fernando Mendes, do PRB, a lei aprovada no Legislativo deverá ser sancionada nas próximas semanas pelo prefeito Jonas Donizette, do PSB.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.