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Prefeitura analisa proposta de licitação dos pontos de ônibus de Campinas

A abertura dos envelopes com as propostas para a concessão à iniciativa privada de 900 pontos de ônibus de Campinas aconteceu nesta quarta-feira, dia 11. Com isso, o maior lance de R$ 2,5 milhões terá a proposta analisada.

A empresa vencedora da licitação ficará responsável pela implantação e manutenção de 900 pontos de ônibus da região central e de corredores do transporte púbico da cidade. Em contrapartida, ela terá exclusividade para explorar o espaço publicitariamente.

Quem usa ônibus e tem que esperar por eles, vê a necessidade de melhorias nesses espaços. Maria Nunes da Silva tem 66 anos e conta que as vezes o período de espera é longo e muitos espaços não têm o mínimo de conforto.
O espaço nos pontos de ônibus é uma das principais queixas, mesmo corredores do transporte público. Neusa Maria da Silva Almeida embarca sempre no da Av. Anchieta, local em que já houve atropelamentos. Ela questiona exatamente a segurança do espaço.

Além da segurança viária, questões de segurança pública são lembradas por Elisangela de Fátima Barbosa. Ela cita questão da iluminação e reforça os outros pedidos de melhorais.

Com os envelopes abertos, a prefeitura de Campinas prevê que se não houver recursos, a assinatura do contrato ocorra ainda em abril. Mesmo com uma avaliação positiva da Emdec em relação ao processo, tem que gente não se anima muito com a transferência dos pontos de ônibus para iniciativa privada. O vandalismo é pontuado.

Após o julgamento pela comissão de licitação, será publicado o resultado final da proposta comercial. Três empresas apresentaram lances. Além dos de R$ 2,5 milhões da empresa Verssat, foram propostos valores de R$ 2,35 milhões e R$ 1,532 milhão.

Quem vencer terá até 36 meses, após a assinatura do contrato, para terminar as instalações das paradas de ônibus. Os investimentos previstos no edital de concessão são R$ 27,3 milhões, no prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais 10. Os pontos deverão ser cobertos, com assentos individuais e espaço para cadeirantes, com modelo similar aos que já foram instalados na revitalização da Glicério.

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