Ouça ao vivo

Campineiros aproveitam feriado prolongado para se vacinarem contra a gripe

Os centros de saúde de Campinas abriram em horário normal na segunda-feira, 30, e muita gente aproveitou o feriadão para tomar a vacina contra a gripe. E quem fez isso se deu bem, pois os usuários relataram que o atendimento estava rápido.

Caso do engenheiro Carlos Augusto Roque, que levou a filha para ser vacinada no Centro de Saúde do Centro, e do assistente de gerência, Roberto Bruno, que aproveitou a manhã de segunda-feira para ir ao Centro de Convivência providenciar sua imunização.

A campanha de vacinação teve início na em 23 de abril, e as doses estarão disponíveis nos 64 centros de saúde da cidade até 1º de junho. A expectativa da Secretaria de Saúde de Campinas é vacinar 90% das quase 260 mil pessoas consideradas público-alvo na cidade.

Neste ano, Campinas confirmou 4 casos de gripe mais graves, sendo 1 por H1N1, dois por H3N2 e um por influenza B. Um desses quatro casos resultou em morte.
A vítima foi uma mulher de 45 anos, que teve a confirmação de morte por conta da gripe H3N2. A mulher sofria de doenças crônicas, teve os primeiros sintomas da gripe em março e a causa da morte foi confirmada em abril.

O público-alvo da campanha de vacinação é o seguinte: Pessoas a partir de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da área da saúde, professores tanto da rede pública quanto da privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após parto), presos e funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem ser vacinados. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico.

Para tomar a vacina, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Os doentes crônicos devem apresentar receita ou prescrição médica autorizando a aplicação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.