A secretaria do verde e do desenvolvimento sustentável de Campinas pretende concluir no começo de 2019 os estudos de viabilidade para a construção de 10 parques lineares na cidade. A afirmação é do secretário da pasta, Rogério Menezes, que participou da reunião da comissão do meio ambiente da Câmara municipal nesta terça-feira. A conclusão do estudo é importante para que o município busque recursos para a implantação das áreas verdes.
O projeto dos parques lineares da prefeitura prevê a construção de 43 locais de preservação, que também terão fins de lazer para a população, a exemplo da Lagoa do Taquaral. O secretário Rogério Menezes explica que as áreas em análise foram ranqueadas e as 10 consideradas prioritárias deverão ter o estudo de viabilidade apresentado no começo do ano que vem. Para o presidente da comissão do meio ambiente da Câmara, Luiz Carlos Rossini, do PV, a fase adiantada do estudo gera otimismo para a ampliação das áreas verdes e de lazer em Campinas.
O projeto da prefeitura prevê a construção de 43 trechos de parques que somam 96 quilômetros lineares e ocupam uma área de 879 hectares. Com esses parques, o Índice de Áreas Verdes Social de Campinas crescerá, mesmo com o aumento da população, dos atuais 6,2 metros quadrados por habitante para 12,8 metros quadrados por habitante até 2025.