Em alerta causado por frio e greve, Hemocentro faz apelo

Valéria Hein

O Hemocentro da Unicamp, em Campinas, registrou queda de cerca de 40% nos estoques de sangue nas últimas semanas. Entre os motivos, além da costumeira redução nessa época do ano, está também a crise causada pela falta de combustíveis.

O diretor do serviço de coleta do banco de sangue, Vagner de Castro, define a situação das reservas como “complicada”. Segundo ele, devido à baixa procura por doações, um apelo foi feito e atendido pela população da região nos últimos dias.

Em um único dia, por exemplo, o total de bolsas coletadas chegou a 350 – resultado que foi considerado muito positivo. Mas a melhora foi pontual e por isso o serviço segue em alerta, já que os reflexos do frio e da greve continuam pelos próximos dias.

O diretor de coleta do Hemocentro reconhece que o estoque baixo fez com que o fornecimento para um transplante fosse recusado. Mesmo assim, alega que não houve desassistência aos procedimentos e cirurgias de urgência e emergência com maior consumo.

Podem doar pessoas de 16 e 69 anos com hábitos saudáveis e mais de 50 quilos. Menores de idade somente com um responsável.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pessoa morre carbonizada após casa pegar fogo em Americana

Emdec monta operação especial para festa julina da Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Novo trecho da Lix da Cunha será interditado nesta sexta em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.