As discussões sobre temas da Ciência muitas vezes ficam afastadas do público que não é especializado no assunto. Termos técnicos pouco conhecidos dos leigos fazem com que as pesquisas tenham a divulgação restrita. Mas um evento internacional, que será realizado em Campinas entre os dias 14 e 16 deste mês, leva os debates para lugares que abrangem diversos tipos de frequentadores: os bares. Seis estabelecimentos vão participar do Pint of Science, que vai promover discussões sobre temas relacionados ao universo científico com livre participação dos presentes. O professor de Química da Unicamp, Luiz Carlos Dias, que participa do evento, afirma que a Ciência será explicada de maneira simples nos bares.
O Pint of Science surgiu na Inglaterra há cinco anos. Pint é um tradicional copo de cerveja utilizado nos pubs ingleses. A escolha dos bares para divulgação científica tem como objetivo buscar um público mais abrangente e de maneira descontraída, segundo o professor Luiz Carlos Dias.
O evento vai discutir 36 temas nos três dias em Campinas. Serão abordados assuntos cotidianos como a influência das Fake News na política, sustentabilidade e mudanças climáticas, entre outros, além de divulgar projetos da Ciência, como o Pré-sal e Sirius. Os debates são abertos ao público e acontecem em Barão Geraldo, Cambuí, Centro e Guanabara. Os locais e a programação completa estão no site pintofscience.com.br.