CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Número de motoristas de Campinas que recorrem das multas é menor que 1%

Menos de 1% dos motoristas de Campinas recorrem das multas de trânsito, segundo dados da Junta Administrativa de Recursos de Infrações. Somente em 2017, foram 576.336 infrações aplicadas por fiscalização

Número de motoristas de Campinas que recorrem das multas é menor que 1%
Menos de 1% dos motoristas de Campinas recorrem das  multas de trânsito, segundo dados da Junta Administrativa de Recursos de Infrações. Somente em 2017, foram 576.336 infrações aplicadas por fiscalização eletrônica e por agentes da Emdec, o que significa, em média, uma multa por minuto. Apesar desse volume expressivo, apenas 5.438 autuações foram recorridas, sendo […]

Menos de 1% dos motoristas de Campinas recorrem das  multas de trânsito, segundo dados da Junta Administrativa de Recursos de Infrações. Somente em 2017, foram 576.336 infrações aplicadas por fiscalização eletrônica e por agentes da Emdec, o que significa, em média, uma multa por minuto.

Apesar desse volume expressivo, apenas 5.438 autuações foram recorridas, sendo que desse universo, 1.018 foram deferidas. Esses números motivaram o secretário de Transporte e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, a rebater a argumentação de motoristas que usam a expressão “indústria da multa”, já que o interesse em recorrer é pequeno.

A pergunta, no entanto, é como provar quando são aplicadas multas abusivas? Dúvida que pode justificar a desmotivação em recorrer. De acordo com o advogado de direito público e professor da Proordem, César Badler, em grande parte dos casos é possível ganhar a causa.

Cesar defende a capacitação dos agentes públicos para evitar erros que muitas vezes ocorrem e são difíceis de provar juridicamente. Cesar explica que o site da Emdec disponibiliza os formulários necessários para recorrer.

Compartilhe

Conteúdos