Cerca de 250 pacientes de Campinas receberam 500 aparelhos auditivos do projeto “Ouça Bem”, desenvolvido pela Fundação Starkey, em parceria com a Fundação Affonso Ferreira. São pacientes atendidos pelas secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e por entidades conveniadas, como a Apascamp (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Campinas) e a PUC-Campinas.
É a quinta vez que a Starkey, empresa americana de aparelhos auditivos, traz ao Brasil essa missão global de doar mais de um milhão de aparelhos até o final desta década. O projeto inclui o registro do paciente, avaliação e orientação médica, encaminhamento à estação de pré moldagem dos aparelhos, orientação para o uso e acompanhamento fonoaudiológico.
A empresa ainda recruta e treina voluntários locais para ajudar a garantir o tratamento e a sustentabilidade de cada missão em longo prazo. Rosângela Aparecida de Abreu conseguiu o benefício para a filha e o neto que só possuem apenas 10% da audição. A iniciativa vai permitir que o filho de 5 anos de Adriele de Abreu tenha a possibilidade de acompanhar a aprendizagem na escola e melhorar a interação com os colegas.
Já Maria Helena Pereira sempre ouviu bem, mas como avanço da idade, ela foi perdendo a audição e atrásra, ao receber a doação, espera recuperar a qualidade de vida. Na primeira ação da empresa no Brasil, em 2015, Jhonny Depp veio para o Rio de Janeiro participar da entrega dos aparelhos. Além de outras celebridades internacionais como Bill Clinton, Elton John e Whoopie Goldberg, que estão envolvidos na causa.