Ouça ao vivo

SUS é avaliado como ruim ou péssimo por 75% dos brasileiros

Para 75% dos brasileiros os serviços públicos de saúde são ruins ou péssimos, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria.

Em Campinas, dos quatro entrevistados em unidades municipais da área, 100% avaliaram de forma negativa.

Para 37% dos entrevistados no pesquisa, a demora no atendimento é o principal problema, como destacou Alzira Galdino que aguardava atendimento no hospital Mário Gatti em Campinas.

O levantamento constatou ainda que para 15%, o maior problema na saúde do Brasil é a falta de equipamentos. Em seguida, com 15% das menções, vem a falta de equipamentos.

Cristiane Tavares e Luciana Crislaine Dias relataram problemas para realização de exames, porque algumas unidades básicas não tem como realizar procedimentos.

Em terceiro lugar, com 9% das respostas, a população cita a falta de médicos e, em quarto lugar, também com cerca 9%, o problema é má administração ou a corrupção.

Bruno Alvernaz de Almeida Campos ainda acrescenta a questão de estrutura das unidades de saúde.

Diante da pesquisa deste ano, a CNI constatou que na análise dos entrevistados, a saúde pública no país está pior, com nota média dos hospitais caiu de 5,7 em 2011 para 4,6 em 2018. Em Campinas, a percepção não é diferente.

O levantamento ainda aponta que 64% da população usa principalmente ou somente os serviços públicos de saúde.

O número de pessoas que usou algum serviço em hospital público nos últimos 12 meses subiu de 51% em 2011 para 65% neste ano. Os jovens entre 16 e 24 anos são a maioria.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.