CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vigilância faz ação contra raiva em três bairros de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou um plano de ação contra a raiva nos bairros Parque Itália, Vila São Jorge e parte da Vila Industrial depois que três morcegos

Vigilância faz ação contra raiva em três bairros de Campinas
A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou um plano de ação contra a raiva nos bairros Parque Itália, Vila São Jorge e parte da Vila Industrial depois que três morcegos infectados pela doença foram encontrados na região. Cerca de 2 mil imóveis devem ser visitados. As equipes da Vigilância em Zoonoses vão orientar toda a […]

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou um plano de ação contra a raiva nos bairros Parque Itália, Vila São Jorge e parte da Vila Industrial depois que três morcegos infectados pela doença foram encontrados na região.

Cerca de 2 mil imóveis devem ser visitados. As equipes da Vigilância em Zoonoses vão orientar toda a população sobre a importância da imunização dos animais domésticos. O trabalho acontece até o dia 3 de atrássto.

Um levantamento sobre o número e a situação vacinal de cães e gatos também será feito. Segundo a veterinária do departamento, Aline Nitsche, a ideia é informar a população sobre a situação para que não haja pânico.

Ela esclarece, por exemplo, que um morcego caído na garagem ou no quintal nunca deve ser manuseado diretamente pelas pessoas e lembra ainda que o mamífero se alimenta de frutas e não ataca humanos e animais.

Neste ano foram confirmados 17 casos de raiva em morcegos, sendo sete na região Norte da cidade, dois na região Noroeste, três na Sul e cinco na Leste. Em 2017, foram confirmados 23 morcegos com raiva no município.

Em 2015, Campinas registrou um caso de raiva canina, 33 anos após o último registro em animais desta espécie. O isolamento indicou que o cão foi infectado com o vírus da raiva transmitido justamente por morcegos.

A raiva é uma doença letal em 100% dos casos, inclusive nos humanos. Por isso, a vacina anual em cães e gatos é importante. Em Campinas, a última confirmação da doença em humanos aconteceu há 37 anos, em 1981.

Para quem tem interesse, Campinas possui dois postos fixos de vacinação de cães e gatos, na Rua Doutor César Paranhos de Godoy, 333, no Jardim Chapadão, e na Rua das Sapucaias, 115, na Vila Boa Vista.

Compartilhe

Conteúdos