Ouça ao vivo

Quatro são presos em Campinas, investigados em esquema bilionário de sonegação fiscal

Valéria Hein

Quatro pessoas foram presas em Campinas, nesta quarta-feira, na segunda fase da Operação Rosa dos Ventos, deflagrada pela Polícia Federal, para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo sonegação fiscal em distribuidoras de combustível na região de Campinas. A investigação aponta um prejuízo de R$ 5 bilhões em tributos federais e estaduais sonegados.

Foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão e dos 5 mandados de prisão, apenas um não foi cumprido. São prisões temporárias de 2 empresários, um advogado e um Auditor Fiscal. Eles são suspeitos de participação num esquema do ramo de produção e distribuição de álcool combustível, que incluía a venda do produto mais barato aos postos de combustíveis, com sonegação de impostos.

O Delegado Victor Hugo, da superintendência da PF em SP, cita a lavagem de dinheiro, com a blindagem patrimonial, mediante a abertura de empresas em nome de laranjas, contas abertas em paraísos fiscais, constituição de empresas Offshore em outros países e simulações na Justiça para blindar patrimônios.

De acordo com Victor Hugo, nesta segunda fase a investigação apurou a participação de um servidor federal, que está entre as prisões temporárias, em Campinas. A investigação começou no ano passado, após uma fiscalização da Receita Federal constatar sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis de Paulínia, na região metropolitana de Campinas.

Os investigados vão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes contra a ordem tributária, com penas de 2 a 12 anos de prisão e multa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.