CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cetesb instala barreiras para evitar que água usada no combate às chamas na Replan chegue ao Atibaia

Equipes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)monitoram a área da Replan e orientam no serviço de instalação de barreiras de contenção, para evitar que a água utilizada

Cetesb instala barreiras para evitar que água usada no combate às chamas na Replan chegue ao Atibaia
Equipes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)monitoram a área da Replan e orientam no serviço de instalação de barreiras de contenção, para evitar que a água utilizada no combate às chamas da refinaria, isoladas nos diques de contenção, possa atingir o Rio Atibaia. De acordo com informações do órgão estadual, parte da […]

Equipes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)monitoram a área da Replan e orientam no serviço de instalação de barreiras de contenção, para evitar que a água utilizada no combate às chamas da refinaria, isoladas nos diques de contenção, possa atingir o Rio Atibaia.

De acordo com informações do órgão estadual, parte da água de combate ao incêndio utilizada pelo Corpo de Bombeiros atingiu o sistema de drenagem de águas pluviais da Replan.

A Cetesb informou em nota que continuará o monitoramento no local até o final dos trabalhos de rescaldo e irá colher amostras de água do rio Atibaia para verificar, em laboratório, se houve algum grau de contaminação.

De acordo com o Sindipetro (Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo), o fogo começou após a explosão do tanque de águas ácidas, localizado na unidade de craqueamento, que passou por manutenção e intervenções em equipamentos recentemente. Ninguém ficou ferido no acidente.

A unidade de destilação, onde o combustível é aquecido em altas temperaturas, também foi afetada causando o rompimento de várias linhas de tubulações.

Em nota a Petrobras disse que uma comissão foi criada para avaliar as causas da explosão, que atingiu parte de uma das unidades que fazem parte do processo de refino de petróleo, mas a extensão dos danos ainda vai passar por avaliação detalhada. Informou também que não há impacto imediato no abastecimento por haver estoque e a produção das demais refinarias para garantir a oferta de combustíveis.

 

Conteúdos