Ouça ao vivo

Federação atribui explosão na Replan à falta de manutenção

Rede Social

Para o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, Simão Zanardi, a explosão registrada na Refinaria de Paulínia é consequência da diminuição de mão de obra e da falta de investimentos em equipamentos para manutenção.

O acidente aconteceu na madrugada desta segunda-feira em uma caldeira da Replan, responsável por 20% da produção da Petrobras. Houve incêndio, mas ninguém ficou ferido. O dirigente da FUP cobra mais cuidados preventivos.

Ainda de acordo com Zanardi, a Petrobras fez dois programas de Incentivo ao Desligamento Voluntário que resultaram na redução de mais de 20 mil trabalhadores. Ele reclama que não houve concurso público para a reposição.

Outra crítica feita por ele é sobre um estudo que teria sido feito pela empresa para diminuir o número mínimo para segurança operacional, o que teria feito com que todas as refinarias passassem a operar em condições de risco.

As causas da explosão ainda são apuradas, mas o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros disse ter informações de que um tanque de pressão teria decolado por 300 metros e atingido uma unidade de destilação.

Houve correria após o início das chamas, mas sem registros de vítimas. Segundo Simão Zanardi, os dirigentes sindicais da categoria não tiveram autorização para entrar no local para investigar e conversar com os trabalhadores.

A produção foi preventivamente paralisada e ainda não se sabe quais os prejuízos. Há também a preocupação com substâncias contaminantes, como o benzeno. Os funcionários do setor administrativo foram dispensados.

Em nota, a Petrobras afirma que “todas as áreas da companhia estão mobilizadas para aumentar a segurança” nas operações e que alcançou a taxa de 1,06 na Taxa de Acidentados Registráveis no fim do primeiro semestre de 2018.

O comunicado justifica que o gasto com segurança “não vai aparecer apenas em um item”, mas “disperso em outros desde o início de projetos” e que investiu R$ 2,6 bilhões no primeiro semestre em Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

A empresa diz que não houve feridos, que a Replan tem planos de emergência e que a equipe de contingência foi acionada. Por fim, responde que possui trabalhadores suficientes para garantir a segurança e eficiência das plantas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.