Ouça ao vivo

Postos são autuados e duas pessoas são presas por adulteração de combustíveis, em Campinas

Foto: Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Policiais da Delegacia de Investigações Gerais de Campinas prenderam duas pessoas e autuaram dois postos de combustíveis na tarde desta quinta-feira, durante uma ação de combate à adulteração e fraude de bombas.

A operação aconteceu em conjunto com agentes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).

Segundo o Delegado titular da DIG, José Carlos Fernandes da Silva, esta operação será realizada com frequência no município.

No Jardim do Vovô, a polícia civil abasteceu um carro descaracterizado com óleo diesel, após receber uma denúncia. O estabelecimento tinha uma bomba, e tanques com capacidade para 20 mil litros de combustível. Durante os trabalhos, 500 litros do produto foram encontrados.

De acordo com os policiais, para entrar no local existia um código: era preciso dar duas buzinadas para que os portões se abrissem, já que o posto clandestino trabalhava com portões fechados.

O estabelecimento também não tinha alvará de funcionamento, e foi constatada fraude na bomba, além de crime ambiental, já que a instalação do equipamento não atende às exigências da lei.

Os clientes pagavam até R$ 0,30 a menos que o valor cobrado em postos regulares. O Ipem constatou que, a cada 20 litros de combustível, 300 ml não iam para o tanque do veículo. Vale lembrar que a legislação permite que para cada 20 litros, no máximo 100 ml faltem no abastecimento.

A ANP informou que vai investigar a procedência do combustível apreendido.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.