Ouça ao vivo

Produção é retomada parcialmente na Replan em Paulínia

A Petrobras informou, na noite dessa quarta-feira, que retomou a produção na Refinaria de Paulínia depois que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desinterditou, também nesta quarta, as instalações da Replan não afetadas pelo acidente ocorrido no último dia 20 de agosto.

No cronograma da Petrobras, está prevista a normalização da destilação em dois dias, das unidades de craqueamento catalítico e hidrotratamento em três dias e das demais unidades não afetadas em até uma semana. Com isto, metade da produção da refinaria será normalizada em até uma semana.

A desinterdição ocorreu após verificação das condições de segurança do isolamento das unidades envolvidas no acidente por uma equipe da Agência. Na nota enviada à imprensa, a ANP também informou que a Petrobras já havia enviado toda a documentação exigida.

O Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo se posicionou a respeito da desinterdição informando que, na inspeção, a ANP avaliou que as condições das instalações são seguras para a operação.

Disse também que o sindicato aguarda que seja estabelecido um grupo de trabalho, com participação do sindicato, empresa e a base, para discussão e deliberação de ações durante a partida e no processo de operação, garantindo uma rotina de trabalho segura na Refinaria.

A refinaria de Paulínia tinha sido interditada no último dia 24 com o objetivo de garantir a segurança das instalações e evitar novos acidentes, diante da possível retomada da operação das unidades não afetadas.

A explosão seguida de incêndio na refinaria ocorreu na madrugada do último dia 20 em uma caldeira de craqueamento e destilamento. Ninguém ficou ferido.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.