Agosto tem chuva recorde e frio atípico em Campinas

Foto: Rota das Bandeiras/Divulgação

Campinas teve o mês de agosto mais chuvoso dos últimos 29 anos. O volume de 83,8 mm em 2018 superou a marca mais alta até então, de 79,5 mm em 2009.

A meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, confirma que os dados são atípicos. Como prova disso, cita a comparação entre as precipitações mensais. Se levados em conta os índices pluviométricos de janeiro a agosto, ela explica que o oitavo mês do ano foi o único que ficou acima da média.

Ela também comemora o volume em pleno período de estiagem, já que em agosto de 2014, no auge da crise hídrica, choveu abaixo da média: 6,35 mm. Apesar disso, não considera que os resultados contribuam de forma decisiva para os reservatórios de água e prevê chuvas mais frequentes em outubro.

Desde quando os registros começaram a ser feitos, somente em seis anos a precipitação em agosto foi igual a zero: 1989, 1994, 1999, 2004, 2007 e 2010. Mas além da chuva, agosto também teve frio. A média das temperaturas máximas no período ficou em 24,9°C, três graus abaixo da tendência histórica.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.