O Detran atuou dez motoristas durante uma blitz da lei seca realizada na Avenida Francisco José Camargo Andrade, em Campinas, na noite desta terça-feira. Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do bafômetro e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no órgão para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Segundo a lei, todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado. As fiscalizações da Lei Seca no Estado de São Paulo cresceram 41,4% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com balanço do Detran. Mas por outro lado, as autuações por dirigir alcoolizado apresentaram queda, passando de 1.030 no primeiro semestre de 2017 para 845 no mesmo período deste ano.
Nesta última semana, as ações foram intensificadas em todo o estado por conta da Semana Nacional de Trânsito. Entre os dias 18 e 25 de setembro, foram 120 motoristas autuados em dez municípios paulistas. Desde abril, o motorista alcoolizado que provocar acidente com morte poderá pegar de 5 a 8 anos de prisão, sem a possibilidade de fiança.




