Delegacia de Homicídios em Campinas depende de aval

A Secretaria de Segurança Pública do Estado confirmou que analisa o pedido feito pela Polícia Civil de Campinas para a implantação de uma Delegacia de Homicídios na cidade. A solicitação foi enviada à Pasta no final de agosto.

O diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior, o Deinter 2, José Henrique Ventura, argumenta que o plano é transformar o Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa em delegacia para centralizar todas as investigações.

Atualmente, segundo ele, a equipe especializada do SHPP não acompanha os casos até o fim, já que registra as ocorrências e repassa a apuração para os respectivos distritos responsáveis pelo bairro onde o assassinato acontece.

Com isso, explica que várias unidades estão saturadas porque não contam com recursos e agentes especializados e cita como exemplo a área atendida pela 2ª Delegacia Seccional da cidade, que concentra o maior número de mortes.

A própria situação da Seccional é citada por Ventura como outro motivo para a solicitação. Por falta de pessoal, o local inaugurado em 2014 não possui um Setor de Homicídios e não tem delegacias especializadas, como DIG e DISE.

Como o SHPP de Campinas é vinculado à 1ª Seccional e presta apoio à 2ª, o diretor do Deinter reconhece que a estrutura atual não é a ideal e por isso acredita que a criação de uma delegacia específica é a saída mais indicada.

Na opinião dele, a possível implantação evitaria que o esforço para a solução de assassinatos continue dividido. Além disso, acredita que a nova unidade não exigiria aumento de efetivo e grande investimento do estado.

O único município que possui uma Delegacia de Homicídios em funcionamento no momento em todo o território paulista é a Capital. As demais regiões, assim como Campinas, possuem setores para investigação desse tipo de crime.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Suspeitos de furtarem motos de luxo são alvos de operação em Indaiatuba

Polícia Civil recupera égua que havia sido furtada do DPBEA, em Campinas

Carreta trava e interdita parcialmente a SP-101 em Monte Mor

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.