Campinas registra atualmente 114 franqueadores ativos em 2018, número que representa um crescimento de 6,42% em relação ao final do ano passado, segundo levantamento realizado pela consultoria Franchise Solutions. Essas empresas nasceram na cidade, testaram seus negócios, obtiveram sucesso e hoje exportam unidades para outras regiões do Brasil. Com isso, o município passou a contar com uma rede de 6.269 unidades, um crescimento de 4,1% em relação a 2017. Para o diretor da Franchise Solutions, Pedro Almeida, Campinas oferece visibilidade para quem está interessado em montar uma nova franquia.
Quem decide investir neste segmento na região, não tem do que reclamar. Responsável por uma rede de franquias de restaurantes de alimentação saudável, Renato Flora afirma que a região tem uma vocação grande para o desenvolvimento deste tipo de atividade. Diretor de expansão de uma franquia de serviço de limpeza comercial, Flávio Pagotto, disse que Campinas é um polo tecnológico de primeira linha e com uma capacidade grande de gerar bons negócios.
O faturamento destas redes deve apresentar um crescimento de 4,5% neste ano, segundo a consultoria Franchise Solutions. Juntas, essas empresas faturaram R$ 4,9 bilhões de reais em 2017. O mercado de franquias campineiro também se destaca pela geração de empregos, com 73.592 vagas diretas no mercado de trabalho.