O período para a solicitação da segunda via do título eleitoral se encerrou nesta quinta-feira. Em Campinas, os cartórios não tiveram filas, apesar da movimentação intensa. Na recepção do Palácio da Justiça, na região central, a espera para que um funcionário encaminhasse os eleitores ao andar e a sala certos durava apenas alguns segundos.
Depois disso, nas seções pelo prédio, a demora para conseguir realizar o serviço solicitado também não era grande. O tempo médio aguardando não passava de 10 minutos. A maioria das pessoas, no entanto, procurou o local para tirar dúvidas e se informar sobre outras pendências. Foi o caso de Flávio Roberto, que não votou nas últimas eleições.
Quem perdeu o título e foi ao Cartório saiu com a nova via em mãos. No dia 7, a apresentação não é obrigatória, mas o documento para identificar a seção eleitoral. Para votar, basta apresentar um comprovante de identidade. Entre eles, carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação e carteira de trabalho.
A consulta ao número do título e da seção eleitoral pode ser feita também na internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, pelo link www.tre-jus.sp.br. Conforme dados do TSE, o eleitorado de Campinas aumentou 5,1% desde a última eleição presidencial em 2014. Do total de 1.182.429 habitantes, 849.127 estão habilitados.