Bolsonaro e Doria vencem nas 20 cidades da RMC

(Foto: Reprodução/Rede Globo)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, conquistou votação expressiva na Região Metropolitana de Campinas. Em Pedreira, por exemplo, teve 82,55% dos votos válidos. Os números mais baixos foram em Hortolândia.  Mesmo assim, naquela cidade, considerada reduto do PT, ele obteve 65,68% dos votos válidos.

Com o governador eleito, João Doria, os números foram um pouco menores, mas ele também teve grande domínio na região, com destaque para Vinhedo, onde ele conquistou 72, 65% dos votos válidos. Em Hortolândia, Doria conquistou 54,24% dos eleitores.

Vitor Barletta Machado, cientista político e professor de ciências sociais da PUC Campinas, lembra que o número de votos brancos e nulos subiu 30,23% do primeiro para o segundo turno da eleição presidencial na Região Metropolitana de Campinas, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Para ele, o aumento dos votos brancos e nulos é fruto do desencanto geral com o sistema político. Para Vitor, será preciso um cenário de conciliação para unir tamanho descontentamento e divisão no país.

No entanto, ele lamenta que pelos discursos iniciais de Bolsonaro logo após a vitória não deu para perceber essa linha conciliatória. Em todo o Brasil, Jair Bolsonaro conquistou 55,1% dos votos válidos e Fernando Haddad, 44,9%. A porcentagem de votos nulos e brancos foi de 9,7%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.