Chove em 10 dias 80% do esperado para o mês

Os 90 milímetros de chuva nos 10 primeiros dias de outubro representam cerca de 80% do volume esperado para o mês em Campinas. A média histórica para os 31 dias é de 115 milímetros, patamar que deve ser atingido nas próximas semanas se essa alta se mantiver.

A meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, prevê mais precipitações em toda a cidade, principalmente de forma localizada. Segundo ela, mesmo que não chova todos os dias, a expectativa é que o índice médio para outubro seja superado antes do fim do mês.

Se isso acontecer, essa seria a primeira vez nos últimos oito anos que o volume histórico para o período seria ultrapassado em Campinas. A última vez que isso ocorreu foi em 2011, quando choveu 153 milímetros em outubro. De lá pra cá, 114 em 2016 foi a maior marca.

De acordo com Ana Ávila, a incidência alta atual pode ser considerada normal no período iniciado com a entrada da primavera. De modo geral, ainda conforme a especialista do Cepagri, a chegada das chuvas generalizadas varia de um ano pra outro.

Com as chuvas frequentes, o nível do Rio Atibaia está em 31,35 metros cúbicos por segundo no ponto de captação de Valinhos. Para se ter uma ideia, no dia 25 de setembro o mesmo local registrava 11,55 metros cúbicos por segundo. Já em 10 de setembro, 10,62.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

Movimento de mulheres realiza protesto por cessão de imóvel nesta segunda

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.