Quem trafega pela Estrada dos Amarais encontra uma pista ruim, com buracos, remendos e desníveis. Os motoristas que circulam pelo local reclamam da precariedade da via, que acaba colocando em risco sua própria segurança. Os cinco quilômetros entre o Bairro Vila Nova e a Rodovia Dom Pedro estão esburacados. Além disso, os serviços de recapeamento que foram feitos no trecho são de péssima qualidade e segundo os próprios motoristas, dificultaram o tráfego.
Tiago de Castro disse que com a chegada do período de chuva a situação fica ainda mais perigosa. Para Claudiomir de Sousa, a sinalização na estrada também é ruim. Ele afirma que já perdeu dois pneus por causa dos buracos na via. Alex Fernandes Vicente afirmou ainda que o descaso com a Estrada dos Amarais é responsável por um número grande de acidentes.
Em nota, a prefeitura de Campinas informou que conseguiu R$ 20 milhões para usar exclusivamente no recapeamento de vias. São recursos que vieram do Estado, por meio da Agência Desenvolve SP, que financia linhas de crédito a municípios. Serão recapeados 200 quilômetros de vias. A Secretaria de Serviços Públicos está finalizando um estudo das vias, na cidade toda, incluindo o trecho citado pela reportagem, que deve receber esse serviço.