Setembro tem dia mais quente do ano e alta de chuvas

Com o segundo maior volume de chuvas desde 2014 e o dia mais quente de 2018, setembro em Campinas teve variações típicas para o período que se inicia na primavera. A precipitação no mês foi de 50,4 milímetros, marca inferior ao mesmo mês de 2015, com 148, mas que superou os índices de 2017, com 13, 2016, com 30, e 2014, com 35.

A meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, lembra que o total ficou abaixo da média histórica, de 63,7, e cita a diferença nos índices em cada ponto da cidade. Choveu em sete dias. O maior volume foi no dia 20, 18,2. O menor, no dia 27: 0,6 milímetros. Com a chegada de outubro, porém, a expectativa é de aumento.

Mas além dos dias chuvosos, setembro também teve calor, com termômetros acima dos 30 graus por diversas vezes. Com isso, Campinas teve o dia mais quente do ano. A temperatura chegou aos 34,6° graus no dia 24. O recorde fez com que a umidade relativa do ar despencasse para 16,5% e ainda colocou o município em estado de alerta.

Na avaliação da especialista do Cepagri, Ana Ávila, porém, as situações opostas envolvendo a chuva, o tempo seco e até o frio em algumas ocasiões, são comuns nessa época. Apesar de falar em dias com médias altas para o restante da primavera, a exemplo das últimas semanas, ela diz que as oscilações são costumeiras nessa estação do ano.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

Movimento de mulheres realiza protesto por cessão de imóvel nesta segunda

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.