Ouça ao vivo

Câmara aprova comissão que pode cassar Jonas

Suposto lobista Fernando Vitor, Daniel Câmara, Walter Pinto - da OS InSaude -, Jonas Donizette, Carmino de Souza, Paulo Câmara e Ronaldo Foloni (Foto: Luiz Granzotto/PMC)

O pedido de Comissão Processante que pode cassar o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, foi aprovado pela Câmara. A denúncia, que precisava de maioria simples, passou por unanimidade. Foram 32 votos, com a ausência de Carmo Luiz, do PSC.

A votação e o sorteio dos três responsáveis pela apuração foram acompanhados por um Plenário lotado por cerca de 300 pessoas. Luiz Cirilo, do PSDB, é o presidente, Gilberto Vermelho, também do PSDB, é o relator, e Filipe Marchesi, do PR, é o membro.

O denunciante é Marcelo Silva, do PSD, que fez o pedido com base nos indícios da Operação Ouro Verde, sobre desvios de verbas da saúde. O vereador independente avaliou de forma positiva a composição do grupo que vai conduzir os trabalhos pelos próximos 90 dias.

Presidente da Comissão Processante, Luiz Cirilo, da base de Jonas, anunciou que o primeiro passo será o encaminhamento ao prefeito. Ele também quer definir nos próximos dias todas as etapas e prazos para que a acusação e a defesa possam atuar no processo.

Membro da oposição, Pedro Tourinho, do PT, disse que vai acompanhar o andamento da CP composta pelos integrantes da situação.

A comissão vai apurar se o prefeito foi omisso no escândalo que revelou um esquema de corrupção nos contratos do Hospital Ouro Verde. Ao todo, três ações do Ministério Público foram feitas. Na última, o “braço-direito” de Jonas, o ex-secretário Silvio Bernardin, foi preso.

Enquanto isso, Jonas Donizette segue investigado pela Procuradoria Geral de Justiça desde o fim do ano passado. O trabalho corre em sigilo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.