A Prefeitura de Campinas divulgou novas regras de segurança na manipulação e armazenamento de produtos químicos em academias de natação e hidroginástica.
As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Município, desta segunda-feira, e tomadas após o caso de intoxicação em um estabelecimento e que resultou na morte de um aluno de 38 anos e a intoxicação de, pelo menos, outros seis.
Dois deles, um homem de 37 e uma mulher de 51, tiveram alta no último final de semana depois de permanecerem pouco mais de uma semana internados.
De acordo com as normas publicadas pelo Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), as academias de natação e hidroginástica devem fixar em local visível os procedimentos que descrevem as tarefas a serem realizadas no tratamento da água e determinar os responsáveis para cada ação. Esses procedimentos devem considerar as orientações de uso, as quantidades e as precauções para cada produto, descritas em rótulos.
Com relação a manipulação dos produtos para o tratamento da água de piscina, as academias deverão considerar as informações contidas nos rótulos dos produtos aplicados, como por exemplo, indicação de uso, dosagem e precauções. Deverá providenciar também o armazenamento correto dos produtos químicos, considerando suas propriedades físicas e químicas, a compatibilidade e as possíveis interações com outros produtos, além das informações de risco e segurança, a organização e limpeza do local em que serão mantidos.
Por fim, o órgão da prefeitura determina que os fornecedores e os produtos deverão ser qualificados e comprovar sua regularidade junto aos órgãos competentes. Quanto aos produtos químicos, é obrigatório que estes sejam registrados/notificados como saneantes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A intoxicação na academia HidroCenter ocorreu depois que um funcionário misturou Dicloro Isocianurato de sódio 60% e hipoclorito de cálcio 65%, duas substâncias que devem ser usadas isoladamente no tratamento da água. Com a mistura, gerou um gás que acabou sendo inalado pelos alunos.