Ouça ao vivo

Calor e raios UV elevam alerta no verão em Campinas

Foto: André Berenguel

O verão chegou e os termômetros em Campinas ficaram acima dos 30 graus. Com o sol forte e o calor, hidratação, proteção e alimentação são fundamentais. Os cuidados precisam ser adotados principalmente por quem pratica algum esporte, ou tem uma rotina pesada de obrigações – seja a pé, ou de carro.

O educador físico do Colégio Mackenzie, Ronie Hornos, recomenda a ingestão de água e também a atenção aos sinais que o organismo dá ao longo do dia. A garrafa deve estar sempre presente, assim como a opção por frutas e comidas menos gordurosas. O conselho vale até mesmo para os lugares fechados.

Para quem passa muito tempo na rua e não tem como fugir dos raios solares, o professor também chama a atenção para o cuidado com o índice ultravioleta. A incidência na estação no Brasil costuma ser tão intensa, que a Organização Mundial da Saúde preconiza que a exposição diária ao sol seja de 10 minutos. Por isso, além da garrafa com água, o protetor solar é indispensável. Itens como chapéu, boné, óculos escuros e roupas com proteção UV também são úteis.

Acima de tudo, o ideal é reconhecer os próprios limites e buscar orientação profissional para evitar problemas como queimaduras, insolação e tontura. Iniciado em 21 de dezembro, o verão termina no dia 20 de março no horário de Brasília. Até lá, as temperaturas devem se manter altas, entre 20 e 30 graus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.