Ouça ao vivo

CNBB e dioceses lamentam tragédia na Catedral de Campinas

Foto: Stephanie Haidar

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota nesta terça-feira lamentando a tragédia que aconteceu na Catedral Metropolitana de Campinas.

O documento, assinado pelo presidente do CONSER-SUL 1, diz “Em nome dos senhores arcebispos e bispos do Regional Sul 1 da CNBB, apresentamos ao sr. Administrador Diocesano de Campinas, Revdo. Mons. José Eduardo Meschiatti, ao Revdo. Pároco da Catedral, ao Clero e fiéis da Arquidiocese de Campinas, sentimentos de solidariedade e orações, por ocasião do ataque, ocorrido na Catedral, e que vitimou diversas pessoas. Nesse tempo santo do Advento, preparando o Natal de Jesus Cristo, Príncipe da Paz, é necessário que os cristãos intensifiquem a oração pela Paz, com gestos concretos de Fraternidade, reconciliação e amor ao próximo, depondo as armas da violência seja das mãos, seja dos corações. Como discípulos de Cristo e membros do Seu Corpo, a Igreja, sofremos com os que sofrem, sempre movidos pela esperança que não decepciona (Rm 5,5). Rezemos pelas vítimas e pelo consolo de suas famílias. Rezemos pelo agressor, pela Arquidiocese de Campinas e pela Paz. Fraternalmente, em Cristo, na alegria de servir a Igreja.”.

A Arquidiocese de Campinas manifestou-se também através de nota, e disse lamentar profundamente o ocorrido.

“Sofremos com as pessoas que neste momento choram a morte de seus amigos, irmãos e parentes. Pedimos a oração de todos para que estas famílias encontrem em Deus o conforto e a paz.
Repudiamos todos os atos violentos e pedimos que agora, mais do que nunca, sejamos todos promotores da PAZ.
Convidamos a todos para este momento de oração e vigília, pedindo a intercessão da Imaculada Conceição para todos!”.

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Campinas disse solidarizar-se com os irmãos da Igreja Católica.

“Como Comunidade da Igreja Luterana (IECLB) em Campinas estamos chocados com as
notícias que chegam sobre os tiros e vítimas na Catedral Metropolitana de Campinas.
Com os irmãos e irmãs da Igreja Católica nos solidarizamos em comunhão e oração.
Celebramos festivamente em vários momentos e agora choramos com vocês.
A tragédia nos assusta, mas não podemos em momento nenhum retroceder no anúncio e
testemunho da paz que nos vem do Deus da vida.
Que o abraço fraterno de irmãos e irmãs da Igreja Luterana alcancem os irmãos e irmãs da
Igreja Católica.”

Já a Diocese de Amparo, escreveu:

“A Diocese de Amparo se solidariza diante da triste tragédia ocorrida hoje, dia 11, na Catedral Arquidiocesana de Campinas.

Demonstramos nossa comunhão com todo o clero e a comunidade católica da Arquidiocese de Campinas, particularmente as famílias das vítimas. Pedimos ao Bom Deus que acolha em seu Reino estas vítimas. Que a Palavra de Deus e a Eucaristia confortem aqueles que choram a ausência dos entes queridos nesta circunstância de profunda consternação.

Estamos unidos em oração, pedindo a Deus que em sua misericórdia acompanhe e conforte a todos. Rezemos juntos pelo fim da violência, que infelizmente marca cada vez mais nossa sociedade.”

A Arquidiocese de Porto Alegre emitiu um comunicado, no qual também expressa solidariedade às vítimas e familiares.

A Arquidiocese de Porto Alegre se solidariza com a Arquidiocese de Campinas, São Paulo, diante do ataque sofrido na tarde desta terça-feira, dia 11 de dezembro, no interior de sua Catedral Metropolitana, deixando vítimas. Rezamos pelos familiares das vítimas e pelos feridos. Rezamos também pela Arquidiocese de Campinas, pedindo ao Príncipe da Paz, em favor da superação da violência, que marca a vida do nosso povo, que juntos possamos cooperar para construir dias melhores para as futuras gerações.”

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.