CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Para não fechar o ano no vermelho, consumidor deve controlar gastos

Controlar as finanças é algo indispensável, principalmente atrásra que a crise econômica começa a esboçar sinais de melhora. A percepção de que o poder de compra está melhorando pode ser

Para não fechar o ano no vermelho, consumidor deve controlar gastos
Controlar as finanças é algo indispensável, principalmente atrásra que a crise econômica começa a esboçar sinais de melhora. A percepção de que o poder de compra está melhorando pode ser um convite para aumentar os gastos e acabar gastando mais do que o padrão de vida permite, principalmente no final do ano onde não faltam […]

Controlar as finanças é algo indispensável, principalmente atrásra que a crise econômica começa a esboçar sinais de melhora. A percepção de que o poder de compra está melhorando pode ser um convite para aumentar os gastos e acabar gastando mais do que o padrão de vida permite, principalmente no final do ano onde não faltam despesas extras.

Com esse cenário, é fundamental planejar muito bem os gastos, priorizando, acima de tudo, o que é realmente indispensável e tentando eliminar ou diminuir as despesas variáveis e supérfluas. Também é importante garantir a reserva de emergência e dar atenção especial aos investimentos.

De acordo com o educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos, o consumidor deve saber equilibrar seus gastos com seus ganhos. Segundo ele, é preciso ter muito cuidado com as compras,principalmente quando optar pelo pagamento a prazo. Outras orientações para garantir um final de ano mais longe do sufoco: pesquisar preços dos produtos antes de comprar e pechinchar. Além disso, é importante se planejar com os gastos de começo de ano, como IPTU, IPVA e material escolar.

Compartilhe

Conteúdos