Ouça ao vivo

Prazo para justificar ausência no segundo turno chega ao fim

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O eleitor precisa justificar a ausência no segundo turno das eleições de 2018 até esta quinta-feira. A justificativa pode ser feita pela internet no Sistema Justifica. Os eleitores que não regularizarem a situação podem ficar impedidos de fazer matrícula em universidades, tirar passaporte e tomar posse em cargo público.

Pela Constituição, os brasileiros de 18 a 70 anos são obrigados a votar. Quem não comparecer, segundo o TSE, comete uma irregularidade punível com multa. O Tribunal Superior Eleitoral também prevê que três ausências consecutivas não justificadas nos pleitos resultem no cancelamento do título de eleitor.

O cidadão deve preencher o formulário online, informando os dados pessoais e o motivo da ausência, bem como anexar o comprovante do impedimento. Para quem mora no exterior, o requerimento deve ser juntado às cópias do documento oficial de identidade e do comprovante dos motivos alegados. A documentação deve ser enviada ao juiz da Zona Eleitoral do Exterior, entregue nas missões diplomáticas ou pelo Sistema Justifica.

Os cartórios eleitorais estão fechados para o recesso de fim de ano e só voltam a abrir no dia 2 de janeiro, quando funcionam do meio-dia às cinco da tarde. Para informações, o contato pode ser feito pelo telefone 148. A Central de Atendimento ao Eleitor tem custo de ligação local para todo o Estado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.