CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Com pé amputado, aposentado questiona burocracia para renovar gratuidade no transporte

O aposentado Gilberto Topinel, que mora em Campinas, vive um dilema no sistema de transporte coletivo. Além de todas as dificuldades de locomoção, por ter um pé amputado por conta

Com pé amputado, aposentado questiona burocracia para renovar gratuidade no transporte
Foto Flávio Botelho

O aposentado Gilberto Topinel, que mora em Campinas, vive um dilema no sistema de transporte coletivo.

Além de todas as dificuldades de locomoção, por ter um pé amputado por conta da diabetes, ele reclama da burocracia imposta para poder viajar.

Desde 2016 ele usa uma prótese e recebe os créditos do bilhete único de graça, conforme dita um decreto municipal de  2003.

O problema, segundo ele, é renovar o beneficio que tem que ser feito de seis em seis meses.

De acordo com Paulo Barddal, Diretor de Comunicação e Marketing da Transurc, a gratuidade é garantida e se divide em duas categorias: permanente e temporária.

Para os beneficiados permanentes a renovação do bilhete único deve ser feita em períodos de dois em dois anos. Já no caso dos temporários de seis em seis meses.

De acordo com ele, em ambos os casos, para renovar o beneficio é necessário passar por uma junta médica da rede pública municipal que vai emitir o laudo.

O Diretor de Comunicação e Marketing da Transurc  explicou que foi feito um levantamento  sobre o histórico do aposentado Gilberto Topinel.

O levantamento apontou que ele é cadastrado como beneficiário temporário por ser portador da diabetes do tipo melitos.

Por estar nessa categoria a renovação tem que ser feita de seis em seis meses conforme dita o decreto municipal. Porém, por ser amputado, ele tem garantido o beneficio permanente com renovação em períodos de dois em dois anos, mas, neste caso o aposentado tem que procurar a rede pública de saúde para alterar o sistema.

Ainda de acordo com os dados da Transurc , atualmente a gratuidade no sistema de transporte coletivo de Campinas é garantida a 4.933 beneficiados temporários e permanentes.

Conteúdos