Dengue tipo 2 alerta estado e faz região redobrar atenção

mosquito da dengue/arquivo

O estado de São Paulo registrou 610 casos de dengue até o meio de janeiro. O número se aproxima do total do mesmo mês de 2018, com 888 registros. A preocupação este ano, no entanto, aumenta por conta do tipo 2 da doença. Dezenove cidades do interior confirmaram a circulação deste sorotipo.

Santo Antônio de Posse está na lista e sofreu com o problema no ano passado. Em 12 meses, foram 867 ocorrências do tipo 2 e duas mortes de moradores. A coordenadora da Vigilância municipal, Marcia Simenton, explica os motivos. Segundo ela, a população estava suscetível por ter convivido só com o tipo 1.

Com o estado em alerta, o município vai redobrar a atenção com o sorotipo 2. Além do histórico anterior, há a preocupação com as ocorrências mais graves. Isso porque pacientes que já contraíram dengue tipo 1, podem ter complicações. Até o momento em 2019, um caso suspeito de tipo 2 é investigado na cidade.

O sorotipo circula em outras duas cidades da Região Administrativa de Campinas. A Saúde Estadual confirma os casos em Piracicaba e Espírito Santo do Pinhal. Mas as regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto têm maior concentração. Apesar disso, a Secretaria de Saúde não considera as infecções uma epidemia.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem morre ao ser atropelado por bondinho desgovernado em Holambra

Derbi muda trânsito na região do Moisés Lucarelli; CBN entra em campo às 15h30

Homem é preso após esfaquear vizinho na Vila Industrial em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.