Ouça ao vivo

Impostos podem representar quase 50% do valor total dos itens de material escolar

Foto: Arquivo CBN Campinas

Quando alguém compra algum item da lista de material escolar pode pagar sem saber quase a metade do valor em impostos. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário feito a pedido da Associação Comercial de São Paulo mostra que o peso dos tributos embutidos nos preços desses produtos é alto: vai de 15%a quase 50% do valor final.

A maior carga tributária é a da caneta. Quando alguém compra um desses objetos paga 49,95% de impostos. 44,75% do preço de uma calculadora são recolhidos pela receita, assim como 44,65% do valor de uma régua e 43,54% de uma tesoura. O item menos taxado é o livro, 15,52% do valor total, já que o material didático tem isenção de PIS, Cofins, ICMS e IPI. Quem estava nas papelarias de Campinas em busca de material escolar para os filhos, se surpreendeu com a alta taxa tributária cobrada.

Com a alta taxa tributária paga, o modo mais eficiente para economizar dinheiro na compra do material escolar é fazendo as pesquisas de preço. Em Campinas, por exemplo, uma pesquisa da Fundação Procon mostrou que o preço dos itens da lista pode sofrer variação de até 50% de uma papelaria para a outra.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.