Ouça ao vivo

Lei determina que Prefeitura de Campinas divulgue relatórios de vistorias em pontes e viadutos

A prefeitura de Campinas deverá divulgar mensalmente relatórios de vistorias realizadas nos equipamentos urbanos públicos, como pontes,passarelas e viadutos. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município do último dia 28 de dezembro. O projeto de lei é do vereador Luiz Cirilo (PSDB).

Os documentos deverão conter da data e o local em que a vistoria foi realizada, o nome do responsável técnico pelo ato e o órgão público a que está inscrito, além de outras anotações relevantes que o responsável considere importante.

Pelo texto constante no Diário Oficial, o Poder Executivo regulamentará,no que couber, a presente Lei, objetivando sua melhor aplicação.Além disso, as despesas oriundas da execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias. Por fim, o texto informa que a lei entra em vigor após 30 dias de sua publicação oficial.

O projeto foi sancionado depois de discussões acerca do assunto e,inclusive, a vistoria realizada no viaduto Laurão pelo diretor da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural e Especialista em pontes e viadutos, Rafael Timerman. Na ocasião, ele descartou problemas na estrutura do elevado.

Ele fez a vistoria no local, depois que fotos publicadas nas redes sociais mostraram diversas trincas em um dos principais viadutos de Campinas. O engenheiro utilizou um caminhão para se aproximar das rachaduras e realizar um diagnóstico da estrutura física do viaduto.

Além do Laurão, outras estruturas também preocupam engenheiros da cidade, como o viaduto na Norte-Sul, na altura da Júlio Prestes,sobre o Ribeirão Anhumas, o da Suleste, na Avenida Lix da Cunha, em frente à Rodoviária, além do Balão do Tavares e a ponte da linha férrea, na Ponte Preta, entre as avenidas Monte Castelo e Doutor Ângelo Simões.

A Prefeitura de Campinas informou que faz monitoramento e avaliação da condição estrutural dos viadutos da cidade periodicamente eque nenhum local apresenta riscos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.