Ouça ao vivo

Limpeza de ruas e recuperação de asfalto em Campinas mobilizam mutirão

Foto: Valéria Hein

A limpeza e a recuperação do asfalto nos pontos atingidos pela forte enxurrada da última quinta-feira mobilizam um mutirão com mais de mil funcionários e prestadores de serviço da Prefeitura. De acordo com a Defesa Civil, choveu 61 milímetros em 1h40, volume esperado para uma semana, e dez árvores caíram.

Na Rua Barão de Jaguara, uma equipe de galerias de águas pluviais e de pavimentação trabalhou na recuperação em um dos pontos mais afetados durante a enxurrada, entre as Ruas Conceição e Ferreira Penteado, que foram concluídos na manhã desta segunda-feira e o trânsito foi liberado.

O tempo previsto para a recuperação total nas vias da cidade é cinco dias, mas na Avenida princesa D´Oeste, os moradores Marcelo Fernandes e Agenor Jose Foster Filho afirmaram que no dia seguinte à tempestade a via já estava limpa logo pela manhã. Outra via muito afetada por constantes enchentes é a Rua Delfino Cintra. Jorge Shiroma tem uma banca de jornal no trecho e cobra providências. Outro ponto onde a população cobra providências é na Avenida Orosimbo Maia, principalmente na altura da Avenida Brasil.

A Secretaria de Serviços Públicos informou que foram utilizadas 30 toneladas de massa asfáltica para reparos nas vias, 15 caminhões trabalharam na remoção de árvores e galhos e 12 caminhões de lixo. Foi feita a limpeza também na cabeceira de três pontes sobre córregos do São Fernando.

A Prefeitura tem prontos os estudos técnicos sobre a necessidade de obras de macrodrenagem, que envolve os córregos das avenidas Orosimbo Maia e Princesa D´Oeste e vias do entorno, orçada em mais de R$ 300 milhões e tem tentado captar os recursos junto aos governos Estadual e Federal, o que ainda não foi viabilizado em razão da forte crise econômica que atinge o País há pelo menos cinco anos.

A Emdec informou que durante a forte chuva na quinta-feira,  um raio atingiu as proximidades da empresa e os telefones ficaram inoperantes. A situação foi restabelecida totalmente pela operadora na sexta-feira, por volta de meio-dia.

Com relação aos semáforos, na própria quinta-feira, todos os problemas foram resolvidos pelas equipes da Emdec. Foram registradas 51 ocorrências semafóricas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.