As obras para a implantação do BRT, na Avenida das Amoreiras, avançaram nesta quinta-feira, com a interdição do corredor de ônibus no trecho entre o pontilhão da Rodovia Anhanguera e a Avenida Faria Lima.
Com a interdição, os ônibus passaram a circular nas vias marginais ao corredor juntamente com os demais veículos.
Os transtornos para a população e comerciantes da região são inevitáveis. Segundo Luiz Henrique Virtz, que tem uma loja na Avenida das Amoreiras com a Rua Dante Aliguieri, o movimento caiu em média 70%.
Para a população que utiliza o sistema de transporte coletivo a situação também é complicada. A operadora de caixa, Sandra Rodrigues, explicou que está tendo que sair mais cedo de casa para não perder a hora.
Para quem opta pelo carro particular, a situação é mesma, como é o caso da estudante Naiara Beatriz.
A partir da próxima terça-feira, dia 15 , a Rua Padre Bernardo da Silva, que é uma via paralela a Amoreiras no Bairro São Bernardo, passa a ter sentido único de circulação em todo trecho e será transformada em rota alternativa. Já a partir do dia 22, o novo trecho em obras irá avançar para mais uma faixa de rolamento da Amoreiras, além do corredor de ônibus.
Com isso, os motoristas terão apenas uma faixa de rolamento por sentido, como já acontece, desde o cruzamento com a Rua Bragança Paulista, na região do Jardim Novo Campos Elíseos.
Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões.
São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020