O valor da tarifa de água deverá ser reajustado pela Sanasa em 4,52% em 2019, sobre os atuais valores das tarifas de água e esgoto a ser aplicado em todas as faixas e categorias de consumo a partir de fevereiro deste ano. Para os demais serviços prestados pela Sanasa, o aumento será de 4,56 %.
Os percentuais foram aprovados e apresentados pela ARES-PCJ ( Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), no último dia 26 de dezembro, durante reunião do Conselho de Regulação e Controle Social da Prefeitura de Campinas.
As alterações, porém, passarão a vigorar apenas após publicação da resolução específica da Agência com antecedência mínima de 30 dias em ato administrativo específico da empresa, no Diário Oficial de Campinas.
Durante a reunião, o representante da ARES-PCJ, Dalto Favero, fez a explanação aos integrantes do Conselho justificando o percentual de 4,52%. Segundo ele, o reajuste, historicamente, fica acima da inflação e, considerando o superávit e a boa gestão da empresa, o reajuste que é calculado pela Agência Reguladora indica um índice abaixo da inflação para o próximo ano.
Em fevereiro de 2018 a tarifa de água foi reajustada em 6,61%. Já em 2017, o aumento foi de 10,67%.