Ouça ao vivo

Campineira pode ter sido usada por partido como laranja nas eleições

(José Cruz/Agência Brasil)

Uma líder comunitária de Campinas é suspeita de ter sido usada como laranja pelo partido dela nas eleições do ano passado.

Aparecida Custódio dos Santos (PR), conhecida como Bugra, foi candidata a deputada estadual e recebeu mais de R$ 500 mil em verbas do fundo partidário para a campanha. Porém, ela conseguiu apenas 507 votos e não foi eleita.

Essa campanha foi a primeira na qual o fundo partidário dispôs de recursos exclusivos para mulheres, e mulheres tiveram candidaturas de fachada para repassar os valores a candidatos homens.

Foi instaurado um inquérito nos ministérios públicos Estadual e Federal em São Paulo para investigar 60 candidaturas como essa em SP. Outras 42 candidatas devem justificar o recebimento de valores significativos e o fato de terem obtido poucos votos.

De acordo com o Ministério Público, os partidos inscreveram mulheres para preencher a cota e direcionar recursos. Ao preencher 30% das vagas com candidatas mulheres, o partido garante participação no fundo eleitoral.

Bugra afirma que não participou de nenhum esquema para direcionamento de verba para outro candidato. O partido garante que os repasses do fundo foram feitos dentro da lei.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.