Congeapa questiona barragem entre Pedreira e Campinas

Foto: Reprodução

Contrário à construção da Barragem entre Pedreira e Campinas, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Campinas demonstra preocupação com o que define como falta de garantias documentais para o projeto. Após reunião com técnicos e engenheiros do Departamento de Águas Energia Elétrica e Esgoto, responsável pelo empreendimento, os conselheiros se dizem insatisfeitos com as respostas e consideram que as dúvidas não foram supridas.

A obra recebeu o sinal verde no fim de janeiro através da licença final, mas o vice-presidente do Congeapa, Pedro Rocha Lemos, afirma que muitos pontos foram ignorados. Um exemplo seria um plano para recuperação de nascentes.

A barragem vai inundar uma área extensa do distrito de Sousas, em Campinas. Pela proximidade com Pedreira, cerca de 2 quilômetros, a segurança da população da cidade também está entre os pontos cobrados pelo Congeapa. O tema veio à tona principalmente por conta do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, mas também chama atenção do vice-presidente pela falta de clareza sobre a motivação inicial para a elaboração do projeto.

O porta-voz do conselho, Pedro Rocha Lemos, alega que a justificativa atual, para abastecimento de 23 cidades da região, não consta nos documentos iniciais, que indicavam a execução da obra para atender e Refinaria de Paulínia. Outros questionamentos também foram feitos aos representantes do DAEE. Entre eles, uma solução para os peixes durante a piracema e a construção de uma adutora para transportar água até a estação de tratamento em Campinas.

O órgão estadual foi questionado sobre o posicionamento do Congeapa. Em nota, afirma que “no processo de licenciamento são considerados todos os aspectos relacionados ao meio ambiente, inclusive a preservação da fauna”. No comunicado, afirma ainda que “as obras seguirão rigoroso plano de segurança e fiscalização” e “ressalta ainda que os equipamentos são totalmente distintos das barragens de Mariana e Brumadinho”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

Caravela da Lagoa do Taquaral fecha por 40 dias para manutenção

Após investigação do MP, Prefeitura de Campinas publica regras para emendas parlamentares à Saúde

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.